Gesso Liso em Parede e Teto

 

O gesso liso é a aplicação de uma massa de gesso diretamente na alvenaria de blocos cerâmicos ou de concreto, além de lajes e pilares, podendo substituir as fases do processo, do chapisco ao reboco a uma única aplicação. Revestimento de gesso é o recobrimento de superfícies, paredes e tetos.

Esta técnica possui finalidade de dar acabamentos em paredes e tetos de alvenaria. O revestimento com gesso é recomendado para superfícies internas e secas.

Há dois tipos de aplicação, o gesso liso desempenado e sarrafeado.

  • O desempenando é aplicado acompanhando a superfície, nivelando com as faces de batentes e contra marcos de janelas, não sendo possível corrigir as irregularidades do teto e da parede.
  • O gesso sarrafeado é aplicado acompanhando as taliscas e mestras da superfície, com espessuras necessárias para corrigir irregularidades do teto e parede, dando acabamento perfeito.

Os revestimentos em gesso apresentam as seguintes vantagens:

  • Têm elevada aderência aos diversos tipos de substratos: cerâmica, concreto, sílico-calcários, argamassa de cimento, madeira etc;
  • Facilitam o acabamento lisos e decorativos, devido a textura fina e baixa retração, podendo aceitar a pintura direta sem a utilização de massa corrida;
  • Têm endurecimento rápido e dispensam prazos de cura prolongados, sendo apenas necessário aguardar o período de secagem, que depende da umidade e velocidade de troca de ar do ambiente e da espessura do revestimento aplicado;
  • Têm baixa condutividade térmica e resistência ao fogo, o que contribui para prolongar o tempo de proteção contra fogo.
WhatsApp chat